Entre os dias 27 e 30 de junho, uma equipe de engenheiros e técnicos da sueca SAAB esteve na sede da AEL Sistemas em Porto Alegre (RS) para realizar a FAI (First Article Inspection) do HUD (Head Up Display) e do HMD (Helmet Mounted Display) dois sistemas que juntamente com o WAD (Wide Area Display) equipam o cockpit do caça F39E Gripen.
Ao final da FAI, que é uma verificação criteriosa se ambos os sistemas estão seguindo todos os requisitos definidos pela SAAB, a AEL Sistemas recebeu a aprovação oficial para o início da produção em série destes equipamentos.
A esquerda, a configuração final, a centro o HMD e a esquerda a MMI de integração WAD/HMD/HUD. Fotomontagem: Infodefensa.com
A previsão é entregar 36 shipsets para o Brasil e mais 60 para a Suécia. O termo "previsão" ao final do comunicado de imprensa da AEL Sistemas se explica pelo fato de que ainda não foi definido, no caso do contrato brasileiro, um consenso entre Governo Federal e Força Aérea por um segundo lote de caças Gripen ou uma extensão do atual (36 unidades) para mais quatro aeronaves, elevando o total para 40 chipsets. No caso da Suécia, ainda não foi assinado o contrato para início de produção dos 60 Gripens E suecos. Existe um agreement assinado em 2013 e quatro aviões de pré-série/desenvolvimento voando com marcações suecas.