No dia 11 de abril, o Exército Brasileiro (EB), através do seu Estado Maior, emitiu a portaria EME/C Ex Nº 1513, que estabelece um Grupo de Trabalho (GT) responsável pela implementação e gestão inicial do ciclo de vida dos projetos VBC CC (novo carro de combate principal) e VBC Fuz (veículo de combate de infantaria).
Ambas as iniciativas fazem parte do Programa Estratégico dos Exército Forças Blindadas (PEE F Bld), que prevê um investimento total de aproximadamente US$ 5,4 bilhões e uma conclusão projetada dessas aquisições para os próximos quinze anos.
Esse programa inclui uma gama de veículos blindados de combate, tanto sobre rodas, que já estão recebendo investimentos e entregas, quanto sobre esteiras, ainda em fase inicial de planejamento de aquisição.
Esse grupo de Trabalho, formado por nove militares, terá 120 dias, a contar da publicação em boletim, para apresentar um documento inicial que contenha quatro eixos: uma proposta de Requisitos Operacionais, Técnicos, Industriais e Logísticos; uma proposta de Diretriz de Iniciação; um detalhado Estudo de Viabilidade; e uma proposta de Diretriz de Obtenção.
A liderança do GT caberá ao comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Cordeiro Pacheco, assim como o cargo da coodenadoria executiva será de um oficial superior desse mesmo comando.
Complementam o grupo oficiais superiores do Estado Maior do Exército/Escritório de Projetos do Exército (EPEX), do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Comando Logístico, do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Comando Militar do Sul, da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e do Centro de Instrução de Blindados.
Nota do Autor: O Programa Forças Blindadas está a todo vapor nos bastidores do Exército. No mesmo Boletim do Exército Nº 17/2025, a Portaria C Ex Nº 384, de 09 de abril de 2025, designou para viagem de serviço ao exterior o major de infantaria Fábio Henrique de Oliveira, do COTER, para participar das demonstrações e testes da VBCFuz CV-90 da empresa BAE Systems, na cidade de Bergen, na República Federal da Alemanha, no período de 5 a 12 de julho de 2025, incluindo os deslocamentos.